A escola

A Escola José de Anchieta foi criada a titulo precário em 1956, aguardando o Governo do Estado encampá-la oficialmente. A história da Escola Municipal José de Anchieta começa no dia 29 de agosto de 1967, quando o prefeito de Sumaré, João Smânio Francechini, promulgou a lei nº 756, criando o curso colegial de formação de professores primários e em 1968 iniciou oficialmente suas atividades como escola pública municipal. Foi o início de uma instituição de ensino que ao longo desses 40 anos vem procurando servir a comunidade com uma proposta séria voltada à educação de qualidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A escola começou no prédio da Praça da República, nº 72 e mudou-se para uma grande área no Jardim Carlos Basso, onde está instalada atualmente. Maior escola de rede municipal e uma das mais bem equipadas da região, a escola “José de Anchieta” contempla em média 1980 alunos, anualmente, distribuídos entre ensino fundamental, ensino Normal e supletivo.

São 122 professores, 9 especialistas, além de 50 funcionários encarregados de zelar por uma estrutura que inclui salas de aula, quadras esportivas, bibliotecas, laboratórios, sala pedagógica, de vídeo e arte, auditório, cantina e o Centro de Educação Ambiental (CEAV).

Desde que foi criada, a escola de José de Anchieta tem se destacado por seu pioneirismo em diversas iniciativas envolvendo alunos, professores e comunidade. O Meio Ambiente, que hoje motiva ações no mundo inteiro, sempre foi uma de sua preocupações ao longo dos seus 40 anos de existência.

Foi a primeira da região a disponibilizar uma área verde para um projeto ambiental. O Centro de Educação Ambiental Vivenciada (CEAV) é hoje motivo de orgulho e demonstra a preocupação da escola com a preservação do meio ambiente e a conscientização ambiental de jovens e crianças. Ele ocupa uma área dentro da escola tomada pelo verde, permitindo o contato direto do aluno com diversos aspectos e recursos do ambiente. O CEAV permite a valorização da importância nutricional dos alimentos, incentivando uma alimentação saudável, além de servir como cenário para atividades práticas de varias disciplinas.

A Escola Municipal “José de Anchieta” foi uma das primeiras da região a ter uma biblioteca infantil e desenvolve projetos de incentivo á leitura. Além do ensino em sala de aula, a escola preocupa-se com a qualidade da educação dos alunos, onde mantém fixos, projetos como: Ciência e Cultura, Meio Ambiente, Drogas e Sexualidade, Excursões pedagógicas e de lazer, buscando proporcionar aos alunos diversas atividades extracurriculares. Além de contribuir com a educação de qualidade, tais projetos preparam seus estudos e são iniciativas importantes que levam em conta a saúde, a qualidade de vida de seus alunos e a parceria escola x família.

O reconhecimento do trabalho da EM José de Anchieta já ultrapassou os muros da comunidade a qual esta inserida. Tudo isso só foi possível pela excelência do desempenho dos profissionais envolvidos com a educação: professores I, professores II, funcionários e especialistas que não medem esforços no atendimento dos alunos e em propostas para tornar mais humano o ambiente de trabalho. Ganhadora de inúmeros prêmios gravou com honra sua trajetória de sucesso na história da cidade. Queremos destacar o exemplo que todos os profissionais da escola, de ontem e hoje, representam na vida dos alunos que por aqui passam.

Profª Maria Aparecida Belintane Fermiano

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com. O tema Adventure Journal.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: